
Da Folha de S.Paulo
O governo Lula vai anunciar hoje um pacote fiscal com o objetivo de estimular a economia em meio à crise.
O conjunto de ações tem como principal novidade a adoção de alíquotas menores que incidem sobre materiais de construção. A medida servirá como um complemento do pacote habitacional anunciado na semana passada.
A redução da tributação sobre materiais atende a uma reivindicação do setor e chegou a ser estudada pela equipe econômica no início do ano. Na ocasião, estudo entregue pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) apontava que a redução do IPI (Imposto dobre Produtos Industrializados) sobre tais materiais derrubaria a arrecadação do tributo em mais de um R$ 1 bilhão, mas teria efeito final positivo por impulsionar novas construções e gerar impacto maior no PIB.
No pacote, a ser anunciado pelo ministro Guido Mantega (Fazenda), consta ainda a prorrogação do IPI reduzido para veículos por mais três meses. A medida está em vigor desde dezembro.
Na avaliação do governo, essas novas ações darão fôlego para que a economia possa se recuperar mais rapidamente. Para compensar, ao menos parcialmente, a perda de arrecadação com a desoneração fiscal, o governo pretende elevar o IPI sobre cigarros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário