quarta-feira, 15 de abril de 2009

Só 1 de 10 bancos informa custo total de empréstimo

Depois de um ano da resolução do Banco Central que obriga as instituições financeiras a informarem aos clientes o custo total dos empréstimos, apenas um dos dez maiores bancos do país cumpre a exigência, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

O CET (Custo Efetivo Total) abrange taxas como juros, tarifas e encargos. Para pesquisar o cumprimento da norma, o Idec contratou empréstimos pessoais de R$ 300 na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Itaú, Unibanco, Real, Nossa Caixa e Santander. O instituto tentou emprestar do HSBC, mas o banco negou o empréstimo solicitado em razão das características do cliente. Outras linhas foram oferecidas, mas o Idec recusou as sugestões e não fez o teste.

Só o Itaú informou o custo total do crédito espontaneamente. No Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Unibanco e Nossa Caixa, a informação foi fornecida após questionamento do cliente.

CEF, Banrisul e Real, segundo o Idec, disseram aos correntistas que o custo total seria informado no contrato. O Idec julga o procedimento inadequado, pois, nesta fase, o cliente já optou pelo banco e não consegue mais comparar os serviços disponíveis.

O Banrisul e o Real negam as acusações e garantem informar o custo total aos clientes.

Já a Caixa não respondeu até o fechamento desta edição.

Com informações da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário