quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FGTS poderá quitar consórcio de casa

A grana do FGTS poderá pagar as parcelas e quitar o saldo devedor dos consórcios da casa própria.
Hoje, o FGTS só pode ser usado para dar lances (pagamento para ter o imóvel mais rápido) e para complementar a carta de crédito.

A regra, aprovada no Congresso, foi sancionada pelo presidente Lula. Mas, para começar a valer, ainda falta a regulamentação do Conselho Curador do FGTS.

Pelo texto da emenda, do deputado federal Aelton Freitas (PR-MG), o FGTS só poderá ser usado depois que os consorciados comprarem o imóvel. Com isso, os 531 mil consorciados de imóveis, segundo a Abac (associação brasileira de consórcios), passarão a ter as mesmas opções de quem financia um imóvel e usa a grana de seu FGTS.

Ainda não está definido o intervalo mínimo que o consorciado poderá usar para dar um lance com o FGTS, por exemplo, e, depois, poder pagar parcelas ou quitar a dívida. Hoje, segundo a Caixa, a grana do fundo só pode ser usada a cada dois anos para o mesmo fim.

Os detalhes serão discutidos na próxima reunião do Conselho Curador, no dia 27. Segundo Jair Mafra, membro do Conselho e representante da Força Sindical, a nova regra começará a valer no começo de 2010.

*com informações publicadas no jornal AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário