terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Medidores individuais de água, dupla economia

Atualmente é inconcebível a manutenção do velho sistema de um único medidor para o consumo de água nos condomínios.

Segundo levantamento do Grupo Hubert, o consumo de água responde por cerca de 15% do total dos gastos do condomínio e a simples instalação de hidrômetros individuais pode resultar em uma economia de 35% na conta de consumo. A conta de água é a segunda maior despesa dos condomínios, abaixo apenas de mão-de-obra e encargos, informa a empresa.

É que nos condomínios nos quais a conta de água é dividida entre todos os apartamentos é muito mais difícil combater o desperdício, pois o morador não sente no bolso a diferença entre poupar e gastar. Além disso, o sistema é injusto, pois quem tem consciência e evita o desperdício acaba pagando pelos "gastões".

A Hubert informa que instalou 14 mil pontos de medição individualizada de água em 70 condomínios na capital e Grande São Paulo, metade deles no ano passado.
Se o seu condomínio não adota o sistema, vale levar a discussão para a assembleia de moradores, afinal, água tratada é um recurso caro e, apesar do inevitável gasto inicial com a instalação do equipamento de medição individualizada, a economia a longo prazo no bolso e no meio ambiente se justifica.
http://www.proacqua.org.br/
http://www.hubert.com.br/

*com informações publicadas no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário