segunda-feira, 30 de abril de 2012

Arquiteto e Engenheiro

Arquiteto é um profissional capacitado para estudar as necessidades de um cliente ou instituição, seus hábitos, processos e finalidades, projetando ambientes adequados em funcionalidade, ergonomia, higiene, aproveitamento e integração de espaços, facilitando e maximizando o potencial de uma edificação.
 
Entre outros aspectos, ele pode cuidar também da estilização externa e interna dos ambientes, definindo a especificação dos materiais mais adequados para facilitar o trânsito, a resistência e a facilidade de limpeza e manutenção, além dos aspectos de iluminação adequada, acessos para portadores de necessidades especiais, entre outros.
 
Cuidados especiais como uma adequada ventilação e iluminação natural dos ambientes, orientação da construção em relação ao sol da tarde e da manhã, entre outros, são detalhes de suma importância que são trabalhados com criatividade e responsabilidade pelos arquitetos.
 
O profissional Arquiteto é de fundamental importância para a maximização da qualidade e do potencial de utilização de uma obra.
O arquiteto é o autor do PROJETO. Os critérios que adota são puramente estéticos.



O engenheiro (civil) é o autor da EXECUÇÃO.
Os critérios que adota são para atender aos requisitos do projeto gerado pelo arquiteto, com segurança e custando o mínimo possível (para isto, é necessário calcular).
 

O Engenheiro Civil é um profissional habilitado para elaborar projetos de instalações e de estruturas, planejar atividades, gerenciar equipes, alocar recursos e acompanhar a execução dos trabalhos, viabilizando o rítmo, a qualidade e o custo final de uma obra.
 

É um profissional especialista em processos construtivos, controle de qualidade e de execução de serviços, com grandes habilidades de planejamento e de gerenciamento de equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário