quinta-feira, 1 de junho de 2017

Curitiba e RMC - Financiamento de Terreno(s)

O financiamento para aquisição/compra de lote/terreno urbano através da CAIXA Econômica Federal em Curitiba e na Região Metropolitana de Curitiba somente está sendo analisado/concedido e feito pra clientes que sejam FUNCIONÁRIO PÚBLICO (federal, estadual ou municipal) 

- e que tiverem ou venham a ter relacionamento/produtos e serviços com a CAIXA (Cheque especial, Cartão de Crédito, Seguro prestamista, seguro de vida e caso já possua imóvel, deverá ser segurado pela CAIXA)

- onde a taxa de juros (no CET) fica em 12,73% a.a. + TR a.m.; 
- se optar por ter também a CONTA SALÁRIO na CAIXA daí a taxa de juros fica em 12,22% a.a. + TR a.m.

O terreno a ser financiado tem de custar e ser avaliado em no mínimo R$ 170 mil, 
- e o financiamento mínimo é de 60% do valor (mínimo de R$ 100 mil de financiamento), 
- com prazo de até 216 meses pra pagar

NÃO é possível usar o FGTS para a compra do terreno.

Para os demais clientes que não forem FUNCIONÁRIO PÚBLICO daí somente está sendo financiado o lote/terreno se for acompanhado do financiamento (também) da construção.

Daí deve ter engenheiro/arquiteto contratado com ART/CREA/CAU o qual deverá apresentar o cronograma da construção, a síntese do memorial descritivo, e todas as liberações e permissões da obra...

Além de TODOS os valores da construção/obra e aquisição ter de obrigatoriamente de passar em conta corrente da CAIXA vinculada na agência da CAIXA em que for feita a análise e eventual  liberação/operação/concessão do crédito de financiamento.

Na CONSTRUÇÃO é possível usar o FGTS 
Para a compra/PAGAMENTO do terreno NUNCA

Outras questões:

Posso financiar terrenos em zona rural, sítios e chácaras?
Não. A linha de crédito para financiamento de terreno é exclusiva para lotes urbanos.
Para terrenos em zona rural, sítios e chácaras, é possível o financiamento através de carta contemplada de consórcio.

Outros dois bancos que estão financiando a aquisição/compra somente de lote/terreno urbano:

1 - é o Banrissul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), desde que o interessado no financiamento já seja correntista (possua conta corrente no Banrisul) c/ movimentação financeira de no mínimo, 06 (seis) meses e, preferencialmente ter histórico de crédito naquela instituição;

e

2 - o Bradesco

CARACTERÍSTICAS do FINANCIAMENTO para LOTE / TERRENO URBANO

BANRISUL

BRADESCO
CLIQUE nas imagens acima para ampliar


É bom ficar atento aos seguintes itens:

·                     Num financiamento você nunca poderá  comprometer mais que 30% da renda familiar mensal com o pagamento das parcelas (que incluem juros e taxas).

·                     O banco pedirá ao jurídico que analisa toda sua capacidade de endividamento e portanto se você tem empréstimos e contas parceladas a longo prazo isso entre no cálculo de risco podendo diminuir o valor emprestado. Não adianta esconder estes dados porque eles tem meios de descobri-los.

·                     a análise de risco é que vai determinar/confirmar o quanto lhe será emprestado e se você tem despesas com aluguel, financiamento de carro, cheque especial no negativo, empréstimos bancários com desconto em folha, e outros comprometimentos da renda familiar, doença incurável, enfim, tudo isso é levado em conta, e pode baixar o valor a ser concedido

·                     A data de nascimento dos que participam da renda familiar é importantíssima. Nas simulações de crédito que fizemos quanto mais velha a pessoa menos dinheiro e menor o prazo de pagamento porque o seguro vai encarecendo em função da idade. Quarenta a cinquenta anos são uma boa idade pra concessão de crédito/financiamento.Já, acima dos 55/60 anos de idade já corre-se o risco de ter de diminuir o valor emprestado.

·                     Nas simulações os crédito com taxas de juros pós-fixada é a que vale mais a pena.

·                     A pessoa que for proponente ao crédito (ou que for compor renda) não pode ter qualquer abalo de crédito como SPC ou dividas com a justiça, ou protesto.

·                     O terreno tem que estar com impostos pagos e regularizado com escritura e matricula e se houver construção esta tem que ter habite-se e estar registrado na matricula do terreno. Se a construção estiver incompleta deve ter alvará de construção fornecido pelo município.

P/ outras dúvidas e esclarecimentos, conte com a minha consultoria: 41 99633-1811

TEM DÚVIDAS - CLIQUE NA IMAGEM PRA AMPLIAR:




Nenhum comentário:

Postar um comentário