Na hora da compra, o consumidor não entende a diferença entre o financiamento e o consórcio.
Existem clientes que contratam o produto achando que vão receber o dinheiro rapidamente, como ocorre nos financiamentos - quando, na verdade, a carta de crédito do consórcio só sai quando o cliente for contemplado em uma das formas:
- por sorteio,
- por lance ou
- no fim do prazo de contribuição.
“Esse descompasso entre o que o cliente espera e o que a administradora realmente pode oferecer é a principal fonte de reclamações”, ressalta afirma Luiz Fernando Savian, presidente da ABAC-SP.
“É preciso que o consumidor entenda que o consórcio não embute juros, o que o torna mais barato que o financiamento, por uma razão simples: ele não é um financiamento, mas sim uma poupança programada.”Renata Reis, técnica da Fundação Procon-SP, também reconhece o descompasso entre as expectativas do consumidor e a oferta das empresas.
Mas ela acredita que a confusão é causada pelas próprias administradoras que, na ânsia de vender, acabam não explicando claramente quais são as verdadeiras regras do jogo. “Muitas vezes, as empresas deixam de passar informações importantes, como as condições para ressarcimento em caso de desistência”, observa.
No consórcio, se o cliente desistir de pagar, não poderá reaver o dinheiro na hora. Ele poderá desistir da contribuição, mas terá de esperar até o fim do prazo ou até a contemplação em sorteio para receber de volta o que pagou.
“O consumidor tem o direito de ser devidamente instruído na hora da compra”, enfatiza Renata. “Caso isso não ocorra e ele se sentir lesado, a nossa recomendação é que ele reclame no Procon ou diretamente no Banco Central.”
Atenção
O advogado Fernando Del Debbio recomenda, antes de mais nada, cuidado na assinatura dos contratos. “As informações que indicam limitação aos direitos do consumidor (como as regras sobre desistência, por exemplo) devem obrigatoriamente estar grafadas em destaque, para que ele identifique e compreenda a informação facilmente”, afirma Del Debbio.
“Portanto, para evitar dor de cabeça, a recomendação é só contratar o serviço depois de esclarecer todas as dúvidas e estar ciente das regras que devem ser seguidas.”
O QUE FAZER
Antes de contratar um consórcio, verifique se a administradora está no ranking do Banco Central e veja também se há muitas reclamações contra empresa
Certifique-se de que você entendeu as regras: o dinheiro só virá quando você for contemplado em sorteio, por lance ou quando o prazo de contribuição chegar ao fim. Se você desistir, também terá de esperar para reaver o que pagou
O consórcio é uma poupança programada. Portanto, não comprometa mais de 40% de sua renda com as parcelas
Mas se você já contratou o serviço e quer reclamar, ligue para 0800-979-2345 ou registre sua queixa no item “Reclamações” do site
*com informações do Jornal da Tarde
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