segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Conta sem boleto começa hoje

A partir de hoje, começa a funcionar em todo o país o sistema que vai permitir que os correntistas recebam e paguem todas as cobranças eletronicamente --o chamado DDA (Débito Direto Autorizado). Em vez de receber boletos impressos em casa, pelos Correios, será possível consultar as dívidas que estão para vencer pela internet, pelo telefone e nos caixas eletrônicos. Por esses mesmos meios, será permitido autorizar o pagamento dos documentos.

As maiores instituições já oferecem o serviço. O cadastro, na maioria, pode ser feito no próprio banco ou ainda pela internet e por telefone. Segundo os bancos, não será cobrada taxa pelo serviço.

Para atrair o interesse de seus correntistas, os bancos oferecem diferentes tipos de serviço.

O Banco do Brasil, por exemplo, vai avisar o seu cliente por mensagem via SMS que um boleto chegou. "Se pagar com cartão de crédito, o cliente também acumula pontos nos programas de fidelidade", disse Sidney Passeri, gerente-executivo da diretoria comercial.

No Itaú Unibanco, que também oferece o aviso de chegada de boletos por torpedo, o cliente fica sabendo com três dias de antecedência que a conta vai vencer. Outro atrativo do banco, segundo o superintendente de produtos, Angelo Fernandes, é o pagamento pré-aprovado.

"O cliente poderá estabelecer uma faixa de pagamento para que, assim que a mensalidade escolar do filho, por exemplo, chegar, a conta já é paga, sem ter de aprová-la."

Também será possível pedir para não receber determinado tipo de cobrança por meio de uma espécie de anti-spam.

O Bradesco também vai permitir que seus clientes possam transferir a cobrança para outra pessoa. "Se o dono de um imóvel alugado quiser repassar o boleto do condomínio para seu inquilino, será possível. É só fazer o pedido", disse o gerente de produtos e serviços do banco, Rezaelcio Machado de Oliveira.

Os clientes do Santander contarão com a oferta do que o banco chama de solução integrada. Por meio desse serviço, será possível administrar os boletos apresentados via DDA e fazer pagamentos de contas, recargas de celulares e transferências.

Já na Caixa, só poderão aderir ao sistema os clientes que realizem pagamentos pelo Internet Banking, assim como no banco Nossa Caixa.

Para dar ajuda a seus clientes, o HSBC dá palestras sobre o DDA.

*com informações publicadas no Jornal Agora São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário