sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Liberdade para escolher
Mapas informam melhor o comprador e ajudam a complementar o trabalho de imobiliárias
Mapas não eram novidade para os incorporadores na hora de mostrar o empreendimento. Mas os com imagens de satélite, disponíveis de forma gratuita para quem compra imóvel, com grau de detalhamento e informações crescentes, dão poder de escolha difícil de imaginar há décadas atrás.
“Não é mais necessário ir até o local do empreendimento para ter informações mínimas sobre a região. É uma ferramenta que organiza e agrega informações e, portanto, tem mais qualidade”, explica João da Rocha Lima, professor de Real Estate, núcleo de análise do mercado imobiliário da Escola Politécnica da USP.
“Com tudo mapeado, a comparação de produtos é maior”, diz.Com condições de financiamento facilitadas, que podem ser diluídos em até 30 anos, Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, acredita que a condição socioeconômica fique em segundo plano e cresça o peso da qualidade de vida na compra do imóvel.
“A primeira, ela consegue adequar, mas não abre mão da segunda condição, que pode consistir em ter o trabalho ou escola do filho perto de onde mora.” Ele acredita que a compra de um imóvel será cada vez mais realizada após a pesquisa pela internet. “Depois de observar tudo, a pessoa escolhe alguns e visita o estande de vendas”, explica.
Assumpção conclui que um imóvel bem localizado seja composto por três fatores: imprescindíveis (que variam conforme o perfil e estilo de vida do comprador), necessários (segurança, vias de acesso rápido e pouco trânsito) e desejados (imóveis vizinhos e ruas bem cuidadas).
Atentas ao potencial da ferramenta, empresas já a utilizam na busca por imóveis em seus sites. É o caso da Lopes, que permite buscar lançamentos no mapa da cidade, e a Tecnisa, que complementa informações de lançamentos com mapa com itens de interesse. “Quem quer uma academia a no máximo dois quilômetros do imóvel, pode fazer essa busca”, afirma Denílson Novelli, gerente de comércio eletrônico da incorporadora.
NÚMEROS
130 IMPRESSÕES
São feitas, em média, diariamente, de mapas no site da incorporadora Tecnisa, que mostra que usuários optam pela pesquisa antes de ir até o estande de vendas
30% DE USUÁRIOS
Utilizam a ferramenta no site da imobiliária Lopes. De cada dez visitantes, três complementam a pesquisa com mapas
*com informações publicadas no Jornal da Tarde
Em busca de um imóvel. 'Do espaço sideral'
Ferramentas de ficção científica, câmeras no espaço ajudam a mapear sua futura vizinhança
A localização de um imóvel sempre teve peso decisivo para sua comercialização. Com tanta coisa para se levar em conta, como congestionamentos, transporte público, segurança, comércio e serviços, entre outras, o entorno imediato da casa se torna o grande atrativo, devendo concentrar o maior número de itens a poucos minutos a pé que possa dar conforto e dispensar o carro.
Para analisar essas vantagens, a tecnologia já ajuda por meio de ferramentas que, até há pouco tempo, pareciam ser de ficção científica: as imagens mapográficas feitas a partir de fotos de satélite, nas quais se pode avaliar, por meio de sites especializados, a infraestrutura dos bairros da cidade.
Um bom exemplo é o que começou a ser oferecido a partir dessa semana pelo site Google Maps, onde se pode agora verificar a média de trânsito em vias próximas do imóvel desejado em tempo real ou durante dia da semana e horário determinados. Sem data definida, será lançado ainda pela empresa o Street View, com o qual será possível ver fotos térreas da rua desejada, não apenas sua vista aérea.
Mapas feitos com imagens de satélite permitem ainda verificar a condição dos imóveis vizinhos, se a vizinhança é composta por casas ou apartamentos, se tem áreas verdes, além de terminais de ônibus e estações de Metrô mais próximas.
Existem ainda outros serviços que dão mais detalhes sobre a região. É o caso do site Apontador, que lista estabelecimentos presentes na rua pesquisada, e o Urban Map, que mostra lançamentos imobiliários pela cidade, bem como cerca de 20 itens de serviços, como academias e farmácias, que podem existir no entorno do imóvel. Ambos têm como base a estrutura do Google Maps.
Com o uso da ferramenta, o gerente de projetos Denis Caldeira, 33 anos, conseguiu ‘filtrar’ a busca por uma casa em Jundiaí. “Usei para explorar a vizinhança e verificar se a região tinha favelas, locais de difícil acesso ou terrenos vazios ao redor.”
EXPLORE
GOOGLE MAPS
www.maps.google.com.br
Permite ver fotos, características dos imóveis da região, além do transporte público e trânsito no entorno
APONTADOR
www.apontador.com.br
Mostra estabalecimentos existentes e lançamentos imobiliários vendidos pela Lopes na região pesquisada
URBAN MAP
www.urbansystems.com.br
Cadastre-se gratuitamente para acessar o mapa, que verifica itens de qualidade de vida e lançamentos imobiliários no entorno do imóvel
*com informações publicadas no Jornal da Tarde
Mapas não eram novidade para os incorporadores na hora de mostrar o empreendimento. Mas os com imagens de satélite, disponíveis de forma gratuita para quem compra imóvel, com grau de detalhamento e informações crescentes, dão poder de escolha difícil de imaginar há décadas atrás.
“Não é mais necessário ir até o local do empreendimento para ter informações mínimas sobre a região. É uma ferramenta que organiza e agrega informações e, portanto, tem mais qualidade”, explica João da Rocha Lima, professor de Real Estate, núcleo de análise do mercado imobiliário da Escola Politécnica da USP.
“Com tudo mapeado, a comparação de produtos é maior”, diz.Com condições de financiamento facilitadas, que podem ser diluídos em até 30 anos, Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, acredita que a condição socioeconômica fique em segundo plano e cresça o peso da qualidade de vida na compra do imóvel.
“A primeira, ela consegue adequar, mas não abre mão da segunda condição, que pode consistir em ter o trabalho ou escola do filho perto de onde mora.” Ele acredita que a compra de um imóvel será cada vez mais realizada após a pesquisa pela internet. “Depois de observar tudo, a pessoa escolhe alguns e visita o estande de vendas”, explica.
Assumpção conclui que um imóvel bem localizado seja composto por três fatores: imprescindíveis (que variam conforme o perfil e estilo de vida do comprador), necessários (segurança, vias de acesso rápido e pouco trânsito) e desejados (imóveis vizinhos e ruas bem cuidadas).
Atentas ao potencial da ferramenta, empresas já a utilizam na busca por imóveis em seus sites. É o caso da Lopes, que permite buscar lançamentos no mapa da cidade, e a Tecnisa, que complementa informações de lançamentos com mapa com itens de interesse. “Quem quer uma academia a no máximo dois quilômetros do imóvel, pode fazer essa busca”, afirma Denílson Novelli, gerente de comércio eletrônico da incorporadora.
NÚMEROS
130 IMPRESSÕES
São feitas, em média, diariamente, de mapas no site da incorporadora Tecnisa, que mostra que usuários optam pela pesquisa antes de ir até o estande de vendas
30% DE USUÁRIOS
Utilizam a ferramenta no site da imobiliária Lopes. De cada dez visitantes, três complementam a pesquisa com mapas
*com informações publicadas no Jornal da Tarde
Em busca de um imóvel. 'Do espaço sideral'
Ferramentas de ficção científica, câmeras no espaço ajudam a mapear sua futura vizinhança
A localização de um imóvel sempre teve peso decisivo para sua comercialização. Com tanta coisa para se levar em conta, como congestionamentos, transporte público, segurança, comércio e serviços, entre outras, o entorno imediato da casa se torna o grande atrativo, devendo concentrar o maior número de itens a poucos minutos a pé que possa dar conforto e dispensar o carro.
Para analisar essas vantagens, a tecnologia já ajuda por meio de ferramentas que, até há pouco tempo, pareciam ser de ficção científica: as imagens mapográficas feitas a partir de fotos de satélite, nas quais se pode avaliar, por meio de sites especializados, a infraestrutura dos bairros da cidade.
Um bom exemplo é o que começou a ser oferecido a partir dessa semana pelo site Google Maps, onde se pode agora verificar a média de trânsito em vias próximas do imóvel desejado em tempo real ou durante dia da semana e horário determinados. Sem data definida, será lançado ainda pela empresa o Street View, com o qual será possível ver fotos térreas da rua desejada, não apenas sua vista aérea.
Mapas feitos com imagens de satélite permitem ainda verificar a condição dos imóveis vizinhos, se a vizinhança é composta por casas ou apartamentos, se tem áreas verdes, além de terminais de ônibus e estações de Metrô mais próximas.
Existem ainda outros serviços que dão mais detalhes sobre a região. É o caso do site Apontador, que lista estabelecimentos presentes na rua pesquisada, e o Urban Map, que mostra lançamentos imobiliários pela cidade, bem como cerca de 20 itens de serviços, como academias e farmácias, que podem existir no entorno do imóvel. Ambos têm como base a estrutura do Google Maps.
Com o uso da ferramenta, o gerente de projetos Denis Caldeira, 33 anos, conseguiu ‘filtrar’ a busca por uma casa em Jundiaí. “Usei para explorar a vizinhança e verificar se a região tinha favelas, locais de difícil acesso ou terrenos vazios ao redor.”
EXPLORE
GOOGLE MAPS
www.maps.google.com.br
Permite ver fotos, características dos imóveis da região, além do transporte público e trânsito no entorno
APONTADOR
www.apontador.com.br
Mostra estabalecimentos existentes e lançamentos imobiliários vendidos pela Lopes na região pesquisada
URBAN MAP
www.urbansystems.com.br
Cadastre-se gratuitamente para acessar o mapa, que verifica itens de qualidade de vida e lançamentos imobiliários no entorno do imóvel
*com informações publicadas no Jornal da Tarde
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Vicente Dspchnt Imobilário - chama no ZAP: 41 99633-1811 pra marcar / agendar uma consutoria / atendimento personalizado, pra análise / estudo de caso e aconselhamenmto do seu caso
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