O Censo Demográfico 2010 começa hoje em todo o País com um desafio maior aos recenseadores que vão trabalhar na apuração dos dados em 3,5 milhões de domicílios em São Paulo. Uma década após o último censo, os 11.907 agentes que vão percorrer as ruas da cidade para traçar o novo retrato do País encontrarão 4 mil condomínios a mais do que naquela época, com a agravante de terem se tornado ilhas de isolamento em busca de segurança.
“Os moradores têm mais medo e são mais desconfiados. Reflexo da violência e dos casos recentes (de crimes)”, explica o coordenador operacional em São Paulo do Censo Demográfico 2010, Aparecido Soares da Cunha, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Só neste ano, 7 condomínios residenciais foram assaltados na capital e outros 22 em todo o Estado. “Convencer os moradores de condomínios residenciais de classe média ou alta a receber os recenseadores é o grande desafio deste censo”, afirma Cunha.
A intenção do IBGE era distribuir a todos os 25 mil condomínios da capital um material informativo sobre segurança, a importância de se responder à pesquisa e com dados dos recenseadores. Mas houve atrasos e o material não chegou a todos os condomínios.
Alguns, por conta própria, decidiram antecipar as informações aos moradores. “Colocamos avisos no elevador falando sobre o censo”, diz o síndico José Geraldo Moreno, de 54 anos, do Condomínio Rossi Leste, na Penha, zona leste da capital. Além de reforçar a importância de se responder ao questionário, Moreno afirma que aproveitou o comunicado para esclarecer dúvidas de segurança aos condôminos. “Já orientei os porteiros para não deixar ninguém entrar sem antes confirmar pela internet ou telefone.”
A identidade dos recenseadores poderá ser confirmada na internet pelo site www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php ou pelo telefone 0800-7218181. “Consultando o número da matrícula do pesquisador, será possível confirmar a veracidade”, diz o coordenador do censo.
Coletes, bonés e equipamentos também identificarão a equipe do IBGE. Mesmo assim, é preciso ficar alerta a possíveis fraudes. “Isso (coletes, boné e equipamentos) pode ser facilmente clonado pelos criminosos ou até mesmo roubados dos funcionários do IBGE”, avisa o consultor em segurança Felipe Gonçalves Silva. “A consulta pela internet ou telefone é a melhor maneira de se certificar.”
Mesmo assim, Silva sugere que o pesquisador não circule pelo condomínio. “Melhor destinar uma sala para o pesquisador e o síndico interfonar para cada morador descer e responder a pesquisa”, afirma. As pessoas que não responderem ao censo poderão ser multadas em até dez salários mínimos (R$ 5.100). “Mas não queremos multar. Queremos as informações”, diz Cunha.
O Censo 2010 deve percorrer domicílios em 5.565 municípios de todo o País e contará com 191.972 recenseadores. Há novas perguntas, que mapearão desde a quantidade de famílias formadas por pessoas do mesmo sexo ao número de domicílios com internet. A previsão é encerrar a fase de coleta de dados em 31 de outubro e divulgar as primeiras informações em dezembro.
* com informações publicadas no Jornal da Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário