Trabalhar três turnos e ter certeza de que isso soma bem mais do que 8 ou 10 horas diárias. Preparar diversas aulas, lembrando da identidade singular de cada turma e aluno. “Perder” noites, feriados, finais de semana com correções ou planejamentos, ou ainda recortando, colando, desenhando, escrevendo, reescrevendo...
Ser professor é um universo. Além disso, o próprio professor é responsável, se não em todo, em grande parte, pela formação de quem faz a história do mundo. Desde os primórdios, quando ainda não havia escolas, já existiam os mestres-escola, que faziam a educação onde quer que estivessem. O professor é essencial.
Diz a poesia, ser professor é “saber sair de cena sem sair do espetáculo”.
No dia do professor
Hoje é dia do professor, mas não darei a aula de hoje. A faculdade está na semana do 'saco cheio'. Aproveito o termo popular para falar das coisas que realmente enchem o meu, principalmente em relação à visão que algumas pessoas têm da educação. Acredite se quiser, mas tem gente que acha que estudar, aprender, saber é "coisa de rico", "coisa de elite", de gente "metida e arrogante" e por isso "despreza" e até odeia o conhecimento.
Claro, historicamente, durante MUITO tempo, o conhecimento foi mesmo privilégio de uma elite dominante, assim como foi a riqueza, assim como ainda é em muitos lugares, o que é muito ruim e indesejável. O mundo é todo injusto e bilhões não tem acesso nem à água limpa e comida, quanto mais à riqueza e educação.Mas isso tem de mudar. O objetivo do mundo não é mantê-lo assim.
Mas o fato de alguém não ter água limpa faz com que ela deseje tê-la. O faminto quer comida, o desabrigado quer casa, o doente quer a cura, o solitário quer companhia. Todo mundo QUER a solução dos seus problemas. Então, como é que um analfabeto por não querer se alfabetizar? Como é que alguém que não tem estudo pode não querer a oportunidade de aprender, se esta oportunidade surgir? Como é que pessoas que tem acesso ao conhecimento na Internet não usam esse acesso para aprender nada e ficam apenas perdendo tempo com bobagens? Bobagem é bom, mas não só isso!
Por isso me revolto às vezes, com gente que defende a ignorância, que faz a apologia da ignorância e que ainda tem preconceito em relação ao conhecimento. (Pronto, já me acalmei... )
Eu vejo isso o tempo todo, nas menores coisas. Gente que tem raiva de quem estudou em universidades públicas, gente que odeia qualquer título formal. A educação não é como a beleza, que já nasce com a pessoa, um dom, a educação é uma conquista. E todo mundo, de uma forma ou de outra, pode melhorar. Mesmo quem nasce sem condições de acesso pode chegar a algum lugar, pode aprender sempre, pode ser auto-didata. E quem pode, deve lutar pra que todos possam ir à escola.
O que não faz sentido é um país como o nosso, com um índice ainda alto de analfabetismo, esculachar o conhecimento como se ele não fosse bom. Fico muito triste, porque tudo o que nos trouxe até aqui vem do acúmulo de conhecimento humano. Mas o que vemos, inclusive na escola, é sempre a criança que GOSTA de estudar sendo humilhada, xingada de CDF, entre outros nomes piores. No Brasil quem gosta de estudar é sempre esculhachado. "Bacana" mesmo, é ser o esperto "intuitivo", o malandrão... É bom ser intuitivo, mas já estamos cheios de 'malandrões'.
Por isso, como professora, quero dizer nesse dia: deseje melhorar. Queira aprender. Busque o conhecimento. Semeie esse desejo. Com a fome de quem busca a comida, com a sede de quem quer água limpa. O conhecimento, o auto-conhecimento, a descoberta, a compreensão, a reflexão, a leitura, as ciências, as artes, a literatura, são bens preciosos.Abrem a mente e o coração, ampliam os horizontes.Constroem mundos, salvam vidas. Veja o caso dos 33 mineiros no Chile. A união da fé, da esperança, do conhecimento técnico, da sorte, tudo junto, o conhecimento formal e o informal, a intuição, a liderança alidada à tecnologia. Do bilhetinho escrito à mão, da palavra amiga até a ajuda da NASA. É lindo.
Desprezar o conhecimento por ignorância é tão tolo quanto uma pessoa faminta que despreza a comida que o mundo lhe oferece, por mero orgulho de não querer admitir a falta que o alimento faz. O conhecimento não faz você ficar melhor que o outro, mas faz você crescer como indivíduo.
As pessoas simples, que não tiveram oportunidade de estudar, não são menos ou piores do que qualquer doutor , evidentemente. Ninguém é uma pessoa BOA porque tem diploma. Mas se além de ser uma boa pessoa você também puder aprender e ensinar, melhor ainda. O mundo todo vai pra frente. Mesmo porque, quando qualquer uma dessas pessoas simples e boas, como nossos pais e avós precisarem de um médico, você vai querer levá-los para um profissional que estudou e ama o que faz, de preferência, aquele que foi o mais CDF na sala de aula.
Bom dia do professor.
Bom dia a todos os que amam aprender.
*publicado no blog da Rosana Hermann
Nenhum comentário:
Postar um comentário