A explosão de oferta de imóveis na planta, resultado direto do boom do setor da construção civil, fez aumentar consideravelmente a procura ao Procon-PR por parte de proprietários insatisfeitos. Segundo levantamento do órgão, desde o início do ano 199 atendimentos foram realizados envolvendo mutuários. O principal motivo, com 45 atendimentos, é o não início ou atraso na conclusão da obra. Na sequência do ranking está a qualidade da construção (36) e os contratos e propostas não cumpridas (28).
O analista de dados Rafael Carlos da Silva faz parte dessa estatística. Em 2008, no feirão de imóveis da Caixa Econômica Federal, ele e a esposa compraram um imóvel na planta, para ser construído no bairro Portão, em Curitiba. Com previsão de entrega em contrato para janeiro desse ano, o casal planejou o futuro contando que teria as chaves em mãos nessa data. “Nós marcamos o nosso casamento considerando essa data de entrega. Ou seja, diante do atraso, tivemos que alugar um imóvel”, conta o analista. “O gasto está sendo alto pois, além do financiamento, estamos pagando o aluguel.”
Desde então, o casal adiou por diversas vezes o plano de se mudar para o novo apartamento – eles já receberam três e-mails avisando do atraso nas obras. “A nova previsão de entrega é setembro. Mas, pelo que estamos acompanhando, não vai estar pronto”, lamenta.
Para piorar a situação, os ambientes que estão prontos apresentam inúmeros defeitos: desde paredes, janelas e azulejos tortos até rejunte mal feito. “Nós medimos a janela e tem dois centímetros de diferença entre um lado e o outro em relação ao teto”, diz Rafael. “No dia da vistoria final, eu tenho certeza que muita coisa terá que ser refeita.”
Escolha
De acordo com profissionais do setor, o primeiro cuidado para evitar ou, ao menos, minimizar problemas futuros deve ocorrer antes mesmo da escolha do imóvel propriamente dito. Pesquisar o histórico da construtora e da incorporadora pode ajudar a garantir algumas noites de sono sem preocupação.
“O principal ponto é a confiabilidade da incorporadora. Procurar saber sobre marca, prazos e qualidade dos imóveis já entregues é importante”, orienta o gerente de engenharia da Cyrela Paraná, Ademir Voss.
Segundo a gerente de vendas da Habitec Imóveis, Lindamar Merhy Garcia Bicalho, no entanto, a concorrência acirrada do setor, principalmente resultado da chega de construtoras paulistas ao mercado paranaense, e um público consumidor mais atento aos seus direitos fizeram com que o mercado se readequasse. “Os compradores ficaram mais exigentes e as construtoras estão preocupadas com isso. Principalmente as empresas de outros estados, que precisam chegar com uma boa imagem”, reforça.
Ler atentamente todos os pontos do contrato antes da assinatura também é uma forma de garantia futura, pois caso algo definido não seja cumprido, o comprador terá um documento em mãos para exigir os seus direitos.
De olho em toda a execução
Uma forma de os futuros proprietários diminuírem a possibilidade de problemas com o imóvel é acompanhar de forma direta o andamento da obra. “As pessoas devem fazer visitas periódicas ao local”, sugere a gerente de vendas da Habitec Imóveis, Lindamar Merhy Garcia Bicalho.
Durante as visitas, alguns procedimentos podem auxiliar a identificar possíveis defeitos ou mau funcionamento dos aparelhos. O comprador pode deixar, por exemplo, as torneiras e chuveiros ligados por alguns minutos, além de dar a descarga nos vasos sanitários. Assim, ele pode identificar se o sistema hidráulico está bem instalado e em perfeito estado de uso. Abrir e fechar portas e janelas também ajuda a verificar algumas imperfeições na execução dos projetos.
Bola de gude
Outros segredos são levar uma régua grande para verificar se as paredes estão tortas. Uma bolinha de gude também ajuda a verificar se o piso tem alguma imperfeição – basta soltá-la lentamente no chão. “Caso ocorram problemas, é preciso apontar as reclamações e exigir as melhorias”, recomenda o gerente de engenharia da Cyrela Paraná, Ademir Voss.
Para facilitar a vida dos compradores, algumas construtoras adotaram procedimentos extras durante a execução dos projetos. Uma das novidades é o envio de relatórios sobre cada estágio da obra. Outras empresas atualizam periodicamente o site do futuro empreendimento com tudo que está acontecendo no canteiro de obras. É muito importante o mutuário ficar de olho nessas informações.
A Cyrela, na data da vistoria prévia, permite que o proprietário esteja acompanhado de um profissional do setor de construção de seu confiança – uma liberdade que pode ajudar os leigos a evitarem problemas. “Dessa forma, todos os quesitos serão certificados pelo dono e por um profissional”, explica o gerente da incorporadora.
Confira algumas dicas para garantir o cumprimento do contrato e uma boa execução do projeto do seu futuro imóvel:
- Antes de fechar o negócio, faça uma pesquisa detalhada sobre a construtora e a incorporadora. Verifique se há reclamações e se as empresas cumprem os prazos estabelecidos.
- Leia atentamente todos os documentos referentes ao imóvel. Caso entenda que falta algo importante, peça para que seja incluído no contrato. Essa é a sua garantia.
- Vá ao local do futuro empreendimento e observe a posição do imóvel em relação a construções vizinhas, ventilação, nível de ruído da região e em relação ao sol.
- Dê uma volta pela região para conversar com os moradores isso ajuda a tirar dúvidas a respeito da região, do comércio, da segurança e da infraestrutura disponível.
- Durante a execução do projeto, agende visitas ao local para acompanhar as obras.
- Fotografe cada etapa da construção, como forma de comparar o andamento dos trabalhos.
- Abrir e fechar portas e janelas, colocar em funcionamento torneiras, chuveiros e descargas de vasos sanitários e testar tomadas são formas de evitar surpresas futuras.
- Caso você tenha um amigo ou conhecido que tenha formação na área de construção, aproveite para levá-lo junto às visitas. Muitas vezes, profissionais têm mais facilidade para identificar possíveis problemas
*com informações publicadas na Gazeta do Povo
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