Vem aí, aesso livre entre as partes, ao banco de dados da Serasa e do SPC
O Big Brother da cobrança, que aponta o dedo para o consumidor com contas atrasadas, ganhará mais força a partir de agora. A Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) firmaram um acordo de troca de informações a respeito do tomador de crédito que já faz parte do cadastro de uma das empresas, ampliando o cerco aos inadimplentes.
Os executivos das companhias garantem que não se trata de um negócio propriamente dito, como fusão ou aquisição, mas, sim, acesso livre entre as partes do banco de dados da Serasa, que é mais voltado a pessoas jurídicas, e do SPC, focado na pessoa física.
Basicamente, o que estará disponível para as duas entidades é o perfil do consumidor, com a preciosa informação sobre se ele tem o hábito ou não de pagar suas contas em dia.
O que era uma ferramenta importante, principalmente para o pequeno lojista, ganha ainda mais relevância com o aumento das vendas e, consequentemente, da oferta de crédito, que é fruto da estabilidade econômica dos últimos anos. "As classes C, D e E estão em franco crescimento no País e podemos dar agora uma informação mais precisa sobre esse consumidor", avaliou o presidente do Conselho de Administração do SPC Brasil, Roberto Alfeu.
Vale ressaltar que o SPC é operado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas, uma rede com presença em 1.380 municípios de todo o Brasil.Governo
Resta saber o que os órgãos de defesa da concorrência dirão a respeito dessa união.
De acordo com os executivos do SPC Brasil, os advogados das empresas entrarão com a documentação sobre a parceria nos próximos 15 dias - prazo máximo concedido para oficialização. Assim, enviarão as informações ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e as secretarias de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, e de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda.
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