quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Funções do Porteiro de condomínio

Conheça as atribuições desse profissional, essencial para o condomínio

As funções dos porteiros variam desde zelar pela ordem e o respeito entre os condôminos até fiscalizar a entrada e saída de visitantes e outras pessoas.

O porteiro é a primeira impressão do condomínio. É ele quem autoriza, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários das unidades. É ele também o primeiro a sofrer com os assaltos – em geral, o porteiro é dominado e assim, o ladrão consegue entrar no condomínio.

Ele também deve ser o cartão de visitas do local, mantendo um clima cordial, respeitoso e profissional na portaria. Ele não deve temer barrar possíveis visitantes, afinal, liberar ou não pessoas depende apenas dos moradores – o porteiro executa as ordens que lhe foram dadas.

Para manter a segurança do condomínio em dia, é importantíssimo lembrar que o porteiro deve ficar em um só lugar: na portaria. Veja abaixo a descrição das funções e atribuições desse profissional tão importante.

Também vale ressaltar junto aos moradores sobre o que se pode ou não pedir ao porteiro. Em alguns casos, o abuso de “pequenos favores” feitos para o profissional pode configurar acúmulo de função.

Dicas sobre como o porteiro deve proceder no condomínio:

1.Tenha em mente que é o morador quem autoriza, ou não, a entrada de visitantes. Use oporteiro eletrônico para se comunicar com a visita que está do lado de fora. Não saia daguarita, mesmo que seja chamado.

2. Sorria e seja sempre cordial com moradores e visitantes, sendo respeitoso e chamando-os sempre por “senhor” ou “senhora”.

3. Não fique aflito caso o visitante tenha que esperar um pouco a mais para ser liberado.Pode ser que, não haja ninguém na unidade, ou as pessoas estão ocupadas. A culpa não ésua.

4. Siga sempre as orientações do Síndico e Subsíndico.

5. Caso perceba alguma movimentação estranha na rua, ou algum sinal de perigoenvolvendo o condomínio, acione a segurança, contate a polícia e não saia da portaria.

6. Chegue sempre ao trabalho com a barba feita e uniforme limpo e bem passado. Issoajuda a demonstrar sua responsabilidade

7. Não fale sobre como é o dia-a-dia do condomínio com outras pessoas. Isso ajuda na suasegurança

8. Tenha paciência e educação com visitantes que aparentam pressa. Eles também devemesperar por autorização da unidade para entrar no condomínio

9. Mantenha na guarita números de telefone importantes, como da polícia, corpo debombeiros, delegacia mais próxima, e os contatos do síndico, da administradora e dozelador.

10. Em caso de dúvidas, sempre perguntar sobre procedimentos ao Síndico e Subsíndico.Eles devem ajudar sempre.

*com informações publicadas nos portais O síndico.net,

Nenhum comentário:

Postar um comentário