sábado, 26 de novembro de 2011

A nova face do mercado imobiliário brasileiro

Diversas transformações vêm ocorrendo no mercado imobiliário nos últimos anos, provocadas pelo crescimento dos negócios do setor, e que têm atraído investimentos de grupos nacionais e internacionais. Esse momento se deve, em parte, à conjuntura nacional e também à crise internacional, que provocou queda no volume de venda de imóveis no exterior, aumentando o interesse pelo mercado brasileiro.

Essas transformações criaram um novo perfil de clientes: muito mais exigentes e informados. Esse novo perfil vem forçando mudanças em empresas e profissionais.

A face mais visível das mudanças são o surgimento de redes de imobiliárias nacionais e a chegada ao Brasil de redes mundiais. Segundo especialistas, com produtividade maior e custos menores, a tendência é que elas tomem conta do mercado, em detrimento de empresas menores. Nos Estados Unidos e em outros países de Primeiro Mundo, cerca de 95% dos negócios imobiliários são realizados por meio de redes.

Toda essa movimentação tem gerado a necessidade de profissionalização das imobiliárias e de qualificação de corretores e pessoal de atendimento, para fazer face à concorrência. A figura do antigo corretor, que fazia negócios de forma amadora, está cedendo lugar ao executivo de vendas.

*fonte: CRECI MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário