quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Financiamento de imóvel rural

Alguns bancos financiam a compra de terreno/lote urbano (Bradesco, Banrisul e Nossa Caixa).

Em Curitiba e Região metropolitana a CAIXA Econômica financia a compra de terreno/lote urbano, somente se a compra do lote for acompanhada do financiamento da construção.


Já para a aquisição de imóvel rural, a maioria dos bancos não faz o financiamento.

Exceção é o Banco do Brasil... mas desde que o interessado seja produtor rural (associado a cooperativa e/ou associações de produtores).


A alternativa.

É possível conseguir crédito para a compra de área rural através de cota contemplada de consórcio.

Existe um site que especializado na intermediação/divulgação de cartas de consórcio (contempladas) disponíveis: www.cartacontemplada.com.br

A sede é em São Paulo/capital, e eles fazem o atendimento/negociação por telefone e e-mail... mas parece que tem também um escritório/parceiro para atendimento aqui em Curitiba.

Outra opção é ver entre as administradoras o serviço de um consultor/vendedor da própria administradora... ás vezes eles podem indicar alguma carta contemplada que eles saibam que algun(s) cliente está disponibilizando, ou até mesmo assessorar e orientar para a aquisição de uma carta de grupo em andamento (mediante “furo”), e em seguida com o histórico de andamento do grupo, ele também orienta a respeito de um eventual lance que o interessado possa dar e já ser contemplado em seguida.

Entre as administradoras de consórcio, creio que ou a CAIXA Consórcios não aceita aquisição de imóvel rural ou pede uma garantia a mais (a apresentação de um bem imóvel que a pessoa já tenha em seu nome).

As demais administradoras de consórcio liberam o crédito para a aquisição do imóvel rural.

Um comentário:

  1. Olá, sei que a postagem é antiga, mas talvez vc possa me ajudar.
    Estou vendo um lote em condomínio rural, portanto com ITR, a cerca de 2km da cidade mas com toda a estrutura (água, luz, etc).

    O condomínio é apenas para moradia, em geral não são produtores, com terrenos de 1000m a 1500m em média. Estou tendo dificuldades pra pensar em uma solução para financiar um terreno nessas condições. A opção do consórcio, que vc cita que libera crédito para aquisição de imóvel rural, também contempla apenas o terreno? Talvez com garantia de construção com Construcard por exemplo? Obrigado

    ResponderExcluir