segunda-feira, 18 de março de 2024

O novo Código Civil (2024) trará mudanças nos direitos de família, digital e animal. Saiba quais

O atual Código Civil entrou em vigência em janeiro de 2003, substituindo o código anterior, de 1916 e agora que completou 20 anos, está sendo revisto / atualizado

Quem decidirá para onde o texto será encaminhado é atual presidente do senado, Rodrigo Pacheco. Caberá ao presidente do Senado decidir se cria comissão especial para analisar o anteprojeto ou o envia para CCJ.

Está entrando na reta final o trabalho da comissão de 38 juristas que, a pedido do Senado, está elaborando um anteprojeto para a atualização do Código Civil

O texto, que será votado na primeira semana de abril e, em seguida, enviado ao Congresso, traz novidades importantes para a vida prática dos brasileiros.

São muitas inovações. Vão de mudanças nos campos do direito empresarial, direito de família, sucessão e direito digital, por exemplo.

Eis três delas, que dão alguma ideia do que vem por aí se, claro, o Congresso aprovar a proposta da comissão que desde meados do ano passado, sob a presidência do ministro do STJ Luis Felipe Salomão, vem discutindo o texto:

Direito de família. Aliás, e para começar, o texto trata o tema como "direito de famílias". A nomenclatura tem o objetivo de marcar que hoje não há somente um tipo de família, mas várias possibilidades neste campo. Vai ser criado um tratamento legal, que não existe hoje, para a reprodução assistida. Vai abranger desde o congelamento de embriões à barriga de aluguel. Ainda neste campo, a comissão deve propor outra novidade. Qual? A cônjuge deixar de ser herdeiro obrigatório.

Direito digital. Com quem fica as redes sociais, fotos e etc. de quem morre? Hoje, há um vazio na legislação em relação à essa herança. A comissão vai propor mudanças. Por exemplo, será possível ao herdeiro pedir que um link que leva a uma informação tida como 'inadequada' do familiar seja desindexado pelo Google — ainda que o link original seja mantido intacto. Também os direitos econômicos de pessoas que tenham sites, fotos, vídeos ou quaisquer outros conteúdos digitais que rendam algum tipo de monetização poderá ser reivindicado por seus herdeiros. Até as milhas aéreas estarão contempladas neste capítulo.

Direito animal: Os animais passam a ser, pela proposta, seres sencientes. Ou seja, que sentem as coisas. Não são mais objetos, como está previsto no código atual. Passam a ter que ser considerados em seu bem-estar. Na prática, o que significa isso? Numa separação de casal, por exemplo. Quem comprou é que leva o bicho. Ele passa a ter uma condição especial, não como um filho, mas passa a ter uma consideração diferente, levando em conta sua condição de ser que sente e sofre. Dependerá de cada caso. 

e vc o que acha / pensa disso? Deixe sua opinião, nos comentários


*com informações publicadas na coluna de Lauro Jardim, no Jornal O Globo

informação postada / publicada por: Vicente Messias Jr

Não importa em qual local / lugar ou cidade do planete você está, se você precisa de orientação qualificada e confiável pra ajudar a resolver os seus problemas, chama no Zap(41) 99633-1811 / Vicente Despachante Imobiliário e agendamos um dia e horário que você possa, e eu lhe atendo numa consultoria paga, numa vídeo chamada onde eu presto consultoria pra tirar / esclarecer todas as suas dúvidas que você tenha quer seja de simulação de crédito, escritura, financiamento, compra / venda / transferência ou regularização de imóvel.

Mediante pagamento e agendamento prévio / antecipado de consulta, aminha prestação de serviços, inclui a consultoria inicial que serve pra que você tire todas as suas dúvidas de inicio. O pagamento /repasse do valor dessa consultoria inicial pode ser feito através de PIX e agendamos um horário onde vamos conversar por vídeo chamada.

O que me habilita a prestar esse serviço, é que sou formado pela Universidade Federal aqui do Paraná, omo Técnico em Transações Imobiliárias, e tenho 21 anos de atuação, com sólida experiência e conhecimento prático deste mercado imobiliário (desde 2003).

presto serviço(s) de consultoria e assessoria para:

- tiragem de dúvidas: simulação junto aos quatro principais bancos que concedem empréstimo de financiamento pra aquisição de imóvel na atualidade: Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.
- presto orientações e explicações de tudo o que envolve uma aquisição / compra ou venda de imóvel, dede informações preliminares pra tirar todas as dúvidas que você tem no momento da aquisição/compra ou da venda, desde leitura de matrícula e interpretação do teor do que diz / informa a matrícula, e etc;
- financiamento de Imóveis / serviços de Despachante IMOBILIÁRIO junto a bancos e administradoras de consório, e escrituras em cartório tabelionato;
- comparativos e simulações de credito pra menor taxa de juros
- financiamento bancário pra imóveis usados ou novos

- financiamento para aquisição de terreno com ou sem construção
- lista de documentos, certidões, formulários, gestão da documentação, em todas as fases / modalidades de financiamento imobiliário ou consórcio;
- parte operacional do encaminhamento pra concessão de crédito / financiamento e serviços pós assinatura de contrato até o efetivo registro e liberação do dinheiro
- encaminhamento de escrituras de venda / doação: tabelionatos, cartórios
- expedição de guias de impostos da aquisição / venda  ou compra: ITBI, ITCMD e Funrejus
- liberação de carta de consórcio e FGTS na aquisição

Consulte a gama completa de serviços neste link

Se esse post / artigo ou dúvida respondida aqui neste blog e a orientação / informação ou assunto contido nele   

- ou é útil pra algum conhecido seu, ou pra algum amigo ou parente seu, compartilhe com essa outra pessoa o artigo 

- ou se a  informação ou assunto aqui escrito / publicado neste blog foi relevante / útil pra você e se te ajudou de alguma forma, ajude este blog e seu autor = doe / colabore, com qualquer valor, faça um pix pra chave abaixo em minha conta do Banco do Brasil: pixbbvicente@gmail.com 

Aqui, você encontra material gratuito e de alta qualidade sobre financiamento de imóveis, com dicas, artigos, informações ou dúvidas aqui repondidas para te ajudar a realizar o sonho da casa própria.

Meu objetivo é oferecer informação e conteúdo útil e relevante para todos que estão buscando um financiamento, desde aqueles que estão começando a pesquisar até os que já estão em processo de compra.
Para essse blog estar no ar desde 2009, eu tenho dedicado muito tempo e esforço à produção de conteúdo de qualidade,
pra manutenção deste espaço de informação gratuita, e dá bastante trabalho, toma / ocupa tempo: consultar fontes, pesquisar temas e assuntos, criar, elaborar o texto, escrever , reescrever, editar, formatar, publicar e sempre buscando as melhores fontes de informação e as últimas novidades e informações do mercado imobiliário.

Então, neste momento eu o convido ou a convido a ser também um apoiador ou apoiadora! 

Sua doação / repasse de qualquer valor, por meio do meu PIX: pixbbvicente@gmail.com me permitirá continuar investindo na produção de conteúdo de qualidade e oferecer ainda mais recursos para você. Com o seu PIX / apoio financeiro, poderei: 

- criar mais conteúdo: publicarei mais artigos, vídeos e outros materiais para te ajudar em todas as etapas do processo de financiamento;

- melhorar a qualidade do conteúdo: invisto em pesquisa e produção de conteúdo / texto para oferecer informações sempre confiáveis e relevantes para te ajudar a tomar decisões mais informadas.

Sua doação, por menor que seja, fará toda a diferença!

Para doar, basta copiar e colar a minha chave PIX em seu aplicativo de banco: pixbbvicente@gmail.com 

Agradeço imensamente o seu apoio!

Com a sua ajuda, posso continuar ajudando milhares de pessoas a realizar o sonho da casa própria.

Juntos, construiremos um futuro melhor para todos!

Vicente Messias dos Santos Junior
https://vicentedespachante.blogspot.com

#financiamentodeimóveis
#casa
#imóvel
#apoio
#doação
#pix

Nenhum comentário:

Postar um comentário