segunda-feira, 18 de março de 2024

O que é: PROTESTO

PROTESTO é ato formal, praticado por um tabelião legalmente investido na função, que comprova o descumprimento de uma obrigação representada em um determinado documento. 

Por meio do protesto, é possível se efetuar a cobrança administrativa de dívidas já existentes.

Embora seja um instituto muito antigo do Direito Cambial (sua origem data dos primeiros anos do século XIV), o Protesto de Títulos no Brasil evoluiu, recentemente, para abranger a prova da inadimplência relativa a documentos de dívida em geral, desde que represente um dívida certa e exigível (como cotas condominiais em atraso, as prestações de contrato de aluguel ou outros contratos, as sentenças judiciais, a certidão da dívida ativa).

TÍTULOS QUE PODEM SER PROTESTADOS:
Podem ser protestados títulos de crédito (cheques, duplicatas, letras de câmbio, notas promissórias) e demais documentos de dívida, especialmente aqueles considerados títulos executivos judiciais e extrajudiciais (contratos, dívidas condominiais, certidões judiciais de condenação, etc...), desde que revestidos das formalidades legais e que representem obrigações certas e exigíveis.

COMO É O PROCEDIMENTO DO PROTESTO?

Havendo documento representativo de uma dívida já vencida, o credor deverá se encaminhar ao Cartório Distribuidor de Protestos (no caso da comarca de Curitiba, o 3° Distribuidor) a apresentá-lo, antecipando o pagamento das custas relativas ao protesto. No ato da apresentação do título, o apresentante deverá fornecer todas as informações do devedor necessárias à eficaz cobrança do valor, pelas quais irá assumir responsabilidade civil e penal.

O título será, então, distribuído a um dos cinco tabelionatos de protestos de Curitiba que, após análise formal do documento, irá proceder ao seu protocolo. Uma vez protocolado o título, será expedida intimação pessoal ao devedor, no endereço indicado pelo credor, que será cumprida pessoalmente.
Ao devedor será conferido um prazo de 3 dias úteis, contados da data do protocolo do título, para efetuar o seu pagamento, aceite, recusa ou devolução do título junto ao tabelionato. Não ocorrendo nenhuma destas hipóteses, ou ainda a desistência do protesto dentro deste prazo, o título será protestado e devolvido ao credor, junto com uma via do instrumento de protesto para que proceda à sua cobrança pela via judicial. Caso o título seja pago, o valor será disponibilizado ao credor no primeiro dia útil subseqüente, quando então lhe será restituído o valor antecipado no ato da distribuição do título.

ONDE DEVE SER PROTESTADO O TÍTULO?
O título ou documento de dívida deve ser protestado na praça de pagamento, que deverá ser especificada no próprio documento, exceto quanto ao cheque, que poderá ser protestado também no domicílio do sacador (devedor).
Quando não houver no documento a indicação da praça de pagamento, observar-se-á o que diz a legislação específica do título a respeito de sua execução extrajudicial.

HÁ TAXAS PARA SE PROTESTAR UM TÍTULO?
Os custos relacionados ao protesto de títulos são elencados nas tabelas previstas na legislação estadual. Os valores ali referidos devem ser antecipados pelo credor no ato da apresentação dos títulos e serão restituídos no caso de pagamento pelo devedor. Caso o título seja protestado, o valor antecipado poderá ser cobrado pelo credor juntamente com o valor principal da dívida.

CERTIDÕES
O tabelião de protestos deve certificar todos os atos por ele lavrados e fornecer cópias de documentos arquivados em sua serventia, a pedido de pessoa interessada. Podem ser obtidas certidões de existência ou inexistência de protestos em nome de determinada pessoa, física ou jurídica, bem como cópias da documentação arquivada na serventia e que se relacione com determinado protesto (comprovante de intimação, editais, documento protestado, etc...). Podem ser obtidas, ainda, certidões referentes a protestos determinados, desde que o requerente possua dados suficientes a permitirem identificação do ato a ser certificado.

Podem, ainda, ser fornecidas certidões do livro de protocolo, mesmo se referindo a títulos não protestados por motivo de pagamento, retirada ou mesmo sustação judicial. Nestes casos, todavia, o fornecimento fica limitado a requerimento por escrito formulado pelo próprio devedor ou por determinação judicial.

O prazo máximo para fornecimento de certidões, nos termos da legislação estadual é de 72 horas, mas no caso de o Tabelionato estar em dia com o andamento do títulos que chegam para protesto, essas informações são fornecidas no ato do requerimento, que poderá ser formulado diretamente no balcão do tabelionato.


informação postada / publicada por: Vicente Messias Jr

Não importa em qual local / lugar ou cidade do planete você está, se você precisa de orientação qualificada e confiável pra ajudar a resolver os seus problemas, chama no Zap: (41) 99633-1811 / Vicente Despachante Imobiliário e agendamos um dia e horário que você possa, e eu lhe atendo numa consultoria paga, numa vídeo chamada onde eu presto consultoria pra tirar / esclarecer todas as suas dúvidas que você tenha quer seja de simulação de crédito, escritura, financiamento, compra / venda / transferência ou regularização de imóvel.

Mediante pagamento e agendamento prévio / antecipado de consulta, aminha prestação de serviços, inclui a consultoria inicial que serve pra que você tire todas as suas dúvidas de inicio. O pagamento /repasse do valor dessa consultoria inicial pode ser feito através de PIX e agendamos um horário onde vamos conversar por vídeo chamada.

O que me habilita a prestar esse serviço, é que sou formado pela Universidade Federal aqui do Paraná, omo Técnico em Transações Imobiliárias, e tenho 21 anos de atuação, com sólida experiência e conhecimento prático deste mercado imobiliário (desde 2003).

presto serviço(s) de consultoria e assessoria para:

- tiragem de dúvidas: simulação junto aos quatro principais bancos que concedem empréstimo de financiamento pra aquisição de imóvel na atualidade: Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.
- presto orientações e explicações de tudo o que envolve uma aquisição / compra ou venda de imóvel, dede informações preliminares pra tirar todas as dúvidas que você tem no momento da aquisição/compra ou da venda, desde leitura de matrícula e interpretação do teor do que diz / informa a matrícula, e etc;
- financiamento de Imóveis / serviços de Despachante IMOBILIÁRIO junto a bancos e administradoras de consório, e escrituras em cartório tabelionato;
- comparativos e simulações de credito pra menor taxa de juros
- financiamento bancário pra imóveis usados ou novos

- financiamento para aquisição de terreno com ou sem construção
- lista de documentos, certidões, formulários, gestão da documentação, em todas as fases / modalidades de financiamento imobiliário ou consórcio;
- parte operacional do encaminhamento pra concessão de crédito / financiamento e serviços pós assinatura de contrato até o efetivo registro e liberação do dinheiro
- encaminhamento de escrituras de venda / doação: tabelionatos, cartórios
- expedição de guias de impostos da aquisição / venda  ou compra: ITBI, ITCMD e Funrejus
- liberação de carta de consórcio e FGTS na aquisição

Consulte a gama completa de serviços neste link

Se esse post / artigo ou dúvida respondida aqui neste blog e a orientação / informação ou assunto contido nele   

- ou é útil pra algum conhecido seu, ou pra algum amigo ou parente seu, compartilhe com essa outra pessoa o artigo 

- ou se a  informação ou assunto aqui escrito / publicado neste blog foi relevante / útil pra você e se te ajudou de alguma forma, ajude este blog e seu autor = doe / colabore, com qualquer valor, faça um pix pra chave abaixo em minha conta do Banco do Brasil: pixbbvicente@gmail.com 

Aqui, você encontra material gratuito e de alta qualidade sobre financiamento de imóveis, com dicas, artigos, informações ou dúvidas aqui repondidas para te ajudar a realizar o sonho da casa própria.

Meu objetivo é oferecer informação e conteúdo útil e relevante para todos que estão buscando um financiamento, desde aqueles que estão começando a pesquisar até os que já estão em processo de compra.
Para essse blog estar no ar desde 2009, eu tenho dedicado muito tempo e esforço à produção de conteúdo de qualidade,
pra manutenção deste espaço de informação gratuita, e dá bastante trabalho, toma / ocupa tempo: consultar fontes, pesquisar temas e assuntos, criar, elaborar o texto, escrever , reescrever, editar, formatar, publicar e sempre buscando as melhores fontes de informação e as últimas novidades e informações do mercado imobiliário.

Então, neste momento eu o convido ou a convido a ser também um apoiador ou apoiadora! 

Sua doação / repasse de qualquer valor, por meio do meu PIX: pixbbvicente@gmail.com me permitirá continuar investindo na produção de conteúdo de qualidade e oferecer ainda mais recursos para você. Com o seu PIX / apoio financeiro, poderei: 

- criar mais conteúdo: publicarei mais artigos, vídeos e outros materiais para te ajudar em todas as etapas do processo de financiamento;

- melhorar a qualidade do conteúdo: invisto em pesquisa e produção de conteúdo / texto para oferecer informações sempre confiáveis e relevantes para te ajudar a tomar decisões mais informadas.

Sua doação, por menor que seja, fará toda a diferença!

Para doar, basta copiar e colar a minha chave PIX em seu aplicativo de banco: pixbbvicente@gmail.com 

Agradeço imensamente o seu apoio!

Com a sua ajuda, posso continuar ajudando milhares de pessoas a realizar o sonho da casa própria.

Juntos, construiremos um futuro melhor para todos!

Vicente Messias dos Santos Junior
https://vicentedespachante.blogspot.com

#financiamentodeimóveis
#casa
#imóvel
#apoio
#doação
#pix


Nenhum comentário:

Postar um comentário